segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ho’oponopono - Processo de Perdão



Em Havaiano, Hoo significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição”, portanto Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar perfeito”.

Através deste sistema podemos eliminar recordações limitadoras que aparecem repetidamente na nossa mente (aquela conversa mental interna incessante - principalmente depois de situações stressantes e desagradáveis) e encontrar a Paz.

Sem os pensamentos repetitivos, sem crenças limitadoras, sem condicionamentos, sem as lembranças dolorosas, conseguimos abrir um novo espaço dentro de nós mesmos. O Ho’oponopono permite-nos soltar estas recordações dolorosas, que são a causa de todos os desequilíbrios e doenças. Assim que a memória é limpa, os pensamentos de origem Divina e Inspiração podem  ocupar esse espaço deixado vazio. A única coisa que devemos fazer é limpar; limpar todas as recordações, com quatro simples frases que abrangem tudo:

Com o Ho’oponopono assumimos a responsabilidade pelas memórias que compartilhamos com as outras pessoas. Pesquisas mostram que em cada momento existem 11 milhões de “bits” de informação á nossa volta, mas só percebemos 15 “bits”, e é através destes “bits” que julgamos as coisas! Portanto, não conhecemos a totalidade do que está realmente a acontecer.

Libertando-nos da vontade de resolver tudo pelas nossas mãos, de mudar as pessoas, de controlar cada segundo do nosso tempo, podemos deixar o Divino actuar e assim  mudamos o nosso mundo interior, que causa inevitavelmente uma mudança no mundo externo.



Com esta técnica a teoria da lei da atracção é levada ao extremo. Nós somos responsáveis por todas as pessoas que atraímos para a nossa realidade e assim, curando-nos a nós mesmos, podemos também curar os outros. 

Com o Ho’oponopono conseguimos perdoar-nos a nós mesmos e aos outros, eliminando assim a necessidade de voltar a atrair as mesmas situações para aprendermos a lição.

É uma meditação de perdão, mas especialmente de Paz. Não precisamos de acreditar nas palavras de inicio, nem sequer precisamos de saber o que estamos especificamente a perdoar, precisamos sim de sentir e deixar que a luz divina comece a actuar a partir de nós. 

A primeira vez que entrei em contacto com esta tecnica foi com um dos livros de Joe Vitale que conta a historia do psiquiatra havaiano, Dr. Ihaleakala Hew Len que transmitiu este sistema de cura a Joe para ser publicado num dos seus livros (Zero Limites - Joe Vitale).
Segundo a historia, este psiquiatra conseguiu curar muitos pacientes violentos, sem nunca o ver, usando apenas esta técnica. Mais uma vez, levando a lei da atracção ao seu extremo, se ele tinha atraído estes pacientes para a sua vida, alguma coisa nele espelhava aquelas qualidades. Ao se curar a si mesmo, limpando as suas energias e repetindo as palavras para o Divino, conseguiu curar ou melhorar a situação de muitos pacientes.













A técnica do Ho’oponopono

Esta é uma técnica muito simples, mas poderosa!
No momento que sente dentro de si algum incomodo em relação a uma pessoa, lugar, acontecimento ou coisa, inicie o processo de limpeza, peça ao Divino:

“Eu peço que sejam limpas as memórias e limitações que estão a causar este problema. Peço ao Divino que as transmute em pura luz”

Em seguida basta repetir estas palavras, para a situação e para o Divino:

“Desculpa. Por favor, perdoa-me. Eu Amo-te. Sou grato.”


O numero de vezes que se repetem estas palavras depende de cada pessoa, use a sua intuição!


Citando Ihaleakala Hew Len,

"Não importa que tipo de problema existe,
trabalhe em si mesmo.”

 



Sou Grata, e você?


Namasté,




www.wonderlandstar.com





Sem comentários: