segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Wicca - para alem do véu da ilusão

Wicca 




É uma religião neopagã influenciada por crenças pré-cristãs e práticas da Europa ocidental que aceita a existência e pratica da magia, assim como os princípios físicos e espirituais masculinos e femininos da natureza. Celebra os ciclos da vida e os festivais sazonais, conhecidos como Sabbats, e as fases da Lua em pequenas cerimonias conhecidas como Esbats. Foi oficialmente criada por Gerald Gardner na década de 50, recorrendo a escritos de outros bruxos cerimoniais proeminentes na altura e com claras influências de diversas outras fontes, tais como a Magia Cerimonial, a Maçonaria, a Teosofia, o Romantismo, o Druidismo, a mitologia clássica e as religiões asiáticas. Gardner foi iniciado, segundo ele e sem nenhuma prova física apresentada, no New Forest coven em 1939, antes de formar sua própria tradição, mais tarde chamada Wicca Gardneriana, com auxilio da sua Alta Sacerdotiza Doreen Valiente.


Algumas práticas menos conhecidas do publico em geral que estuda Wicca de uma forma superficial podem afastar alguns adeptos modernos. Por exemplo, a Wicca (tradicional) como religião baseada na Natureza e na Fertilidade da Terra possui uma cerimonia sagrada, o Grande Rito, onde o Sacerdote e a Sacerdotiza se envolvem em praticas sexuais. Mais tarde, este rito foi substituído por uma cerimonia simbólica com com o cálice e o athame. Outras praticas envolvem a realização de ritos com os participantes nus (vestidos de céu....), beijos em zonas "privadas" do corpo de forma cerimonial nas iniciações, entre outras praticas de carácter sexual.
Quanto à sexualidade,Gerald Gardner demonstrou também uma aversão à homossexualidade, exigindo que apenas uma mulher pudesse ensinar um homem e vice versa, alegando que a homossexualidade era uma "maldição da deusa". O tiro acabou por sair pela culatra, uma vez que a Wicca é uma das religiões mais procuradas por homossexuais actualmente.
Todas estas praticas se fazem dentro do coven, onde existe uma ligação especial entre as pessoas e estas atitudes não são consideradas "sexuais" mas sim "rituais".
Existe também a ideia que q Wicca é uma religião não dogmática o que não é verdade. Existem regras, crenças, celebrações e ritos que devem ser seguidos para alguém se considerar Wiccano, sem falar na questão da Iniciação.

Quase todas estas características da Wicca tradicional já não existem actualmente em grande escala, apenas nos covens que seguem as antigas ideias de Gardner. De qualquer forma, quem escolhe chamar-se Wiccano deve ter em atenção a historia da sua suposta religião. 

Não tenho nada contra quem gosta/quer praticar assim, cada um deve escolher o que está mais em sintonia consigo.
Na minha opinião pessoal considero que não quero dizer que pertenço a uma religião onde não concordo nem com a sua base (para mim Gardner "criou" a Wicca de uma forma pouco correcta com material que não era seu e excessivamente cerimonial) nem com a essência da sua criação. Como ouvi hoje "querem aprender, aprendam como deve ser", concordo. O problema é que depois de passar o véu da ilusão, a Wicca deixa de parecer o paraíso maravilhoso que os autores "pop" fazem parecer e chamam "Wicca".

NOTA: Isto que acabei de descrever é a Wicca tradicional, a "verdadeira wicca" nua e crua, que foi evoluindo ao longo dos anos, mas que não pode, nem deve esconder a sua origem. Seguir esta religião é uma escolha, que deve ser consciente. 

Para beneficiar da pratica da magia e do contacto com a Deusa não é necessário um rotulo,não é necessária uma religião, não são necessários dogmas, apenas um coração aberto. 



Referencias e bibliografia complementar:

GRIMASSI, Raven. Mistérios Wiccanos: Antigas Origens e Ensinamentos.  
GARDNER, Gerald. A Bruxaria Hoje.
MARTINEZ, Mario. Wicca Gardneriana. 

BUCKLAND, Raymond. Buckland's Complete Book of Witchcraft

- link para o livro AQUI - Este é um óptimo livro sobre Wicca e uma fantástica referencia, podem ver ao longo do livro as imagens dos "beijos rituais" entre outras coisas que vão para alem do véu da ilusão.  

~ . ~ . ~. ~. ~. ~


Estudo Wicca e Bruxaria há mais de 12anos e não me considero Wiccana por alguns dos motivos descritos acima. A necessidade de rótulos é algo intrinsecamente humano, mas pode não ser benéfico para todos. Podemos louvar a Terra, trabalhar a magia e celebrar as mudanças no planeta sem termos que pertencer a uma religião. Antes da "criação" da Wicca e das centenas de tradições que se lhe seguiram as pessoas também celebravam.... Wicca como religião ( ou outra qualquer religião neo-pagã) não uma obrigatoriedade para uma mentalidade e praticas de contacto com a Natureza e a magia. 


Deixo também alguns Videos interessantes (inglês)












7 comentários:

Anónimo disse...

Boas :)

Pessoalmente sou fã da Wicca Tradicional, é algo que gosto de estudar apesar de não a praticar, de forma nenhuma (por decisão própria).

E concordo, tal como já afirmei anteriormente, que a Wicca é algo sério e que como tal deve ser estudado de forma séria e como deve ser. Não deve levar como a Silver Raven Wolf que é tudo florzinhas e pózinhos mágicos e Barbies Cósmicas a espalhar amor.

Boa Postagem :)

Bênçãos da Deusa,
MissElphie

Anónimo disse...

Olá. Encontrei o teu blog e agradou-me bastante os assuntos que tratas.
Sem alguma das dúvidas que prefiro o estudo do Wicca tradicional. Sinceramente já estou cansada do Wicca coca-cola que se vende nas prateleiras.
E tal como disseste, os praticantes mais modernos certamente irão 'afastar-se' depois de ouvir falar do Wicca Tradicional e as suas origens.
Pessoalmente, afastei-me um pouco dos estudos do Wicca para tentar abraçar tradições diferentes e em especial, o Xamanismo. :)
Abraço,
Rosicler

Natacha disse...

Olá Rosicler, agradeço as palavras =)

Eu também me afastei um pouco para explorar outros caminhos (neste caso, o Reiki) por escolha pessoal e não porque elas não se complementassem.

O Xamanismo também me têm atraído bastante nos últimos tempos, especialmente pelo interesse de alguns amigos!

Espero que continues a ler e a dar a tua opinião aqui =)

Anónimo disse...

Concerteza que continuarei por aqui. Só queria seguir o teu blog e não tem a opção de seguidores :/

Ah, o Reiki :)
Também estou nesse caminho. Vou tentar fazer a sintonização ao nível 2 ainda este ano :)

Abraços,
Rosicler

Natacha disse...

Tens a opção para seguir o blog por baixo da secção "OS meus livros favoritos"

Anónimo disse...

O último livro que podemos ver online é um livro sobre Wicca Tradicional, certo?

Rosicler

Natacha disse...

É o link para o ultimo livro de que falo, o livro diz "Witchcraft" (Bruxaria)no titulo mas é sobre Wicca Tradicional.