segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Lógica biológica simples

Estive hoje mesmo a falar com a minha mentora do Espaço Xilua sobre o Dr. Bruce Lipton e as suas experiências no mundo cientifico, que o levaram, no final de contas, ao mundo espiritual :p


O Dr. Bruce Lipton trabalhou em biologia celular, na área das células estaminais, durante muitos anos. Tinha uma carreira perfeita, era respeitado e internacionalmente conhecido. Tinha todos os bens materiais que o dinheiro podia comprar, mas a sua vida, fora da faculdade e do hospital onde trabalhava, era uma uma miséria. Ouvi falar pela primeira vez deste autor há cerca de 3anos, o que mais me atraiu nele foi a forma fácil de exprimir (para cientistas e leigos) algo que concordo totalmente e que me assombra desde que entendi o conceito de epigenética na faculdade.....

Sabe-se que todas as alterações celulares dependem do ambiente das células. Ou seja, geneticamente as células da pele são iguais ás células do fígado, coração e cérebro. Então porque temos funções e tipos de células diferentes em cada órgão? Porque durante o desenvolvimento embrionário, cada grupo de células têm um gradiente diferente, um ambiente propicio que envia sinais específicos para a célula expressar certos genes e silenciar outros. Assim que ganham uma "missão" é muito difícil transformar a célula num outro tipo de célula.

O mesmo acontece com a vida e foi isto que o Dr. Bruce testou em si mesmo. Mudando a sua alimentação, a sua forma de pensar e agir, levando e colocando em pratica todas as ideias da "auto-ajuda" actual, ele conseguiu mudar a sua vida para melhor. Isto entusiasmou-o a ele, mas não a comunidade cientifica. Então começou a fazer testes placebo com doentes, tentando provar que a nossa mentalidade e crenças influenciam, e muito, a nossa capacidade de cura física e mental. Nada disto foi suficiente e por isso, o Dr. Bruce procurou apoio onde o desejavam ouvir, fora da comunidade cientifica.


É uma nova forma de abordar a biologia, não como a "teoria do design inteligente" mas de uma forma lógica e que não esta dependente de nenhuma crença base. É logica comum, o mesmo que acontece desde o inicio do Universo com todos os organismos vivos é o mesmo que acontece connosco.....uma lógica simples.



Entrevista do Dr. Bruce Lipton






Sem comentários: