sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Pratica ecletica ou distorção?




Não sei se isto vos acontece, comigo acontece bastante, é aquele ditado português "pela boca morre o peixe"....

Escrevi um blog sobre Wicca tradicional anteriormente, e durante os últimos 2 anos estive muito "chateada" com tudo o que envolvia estrutura e dogma na Wicca/Bruxaria. Se sou ecletica porque é que tenho seguir "regras"? Porque é que tenho que abrir o circulo, chamar as direcções etc???

Pois é, no meu ultimo feitiço resolvi mudar tudo! Ia fazê-lo exactamente á minha maneira, sem ninguém me dizer o que fazer e como fazer! ahaha! Ia ser tudo meu! O MEU caminho! A MINHA pratica! A MINHA forma de o fazer!
Sempre achei a ideia de "ritual" um pouco ridícula, por isso a minha pratica sempre foi muito simples, mas o que para mim eram "regras" (formar o circulo, direcções etc) era "sagrado" e nunca me passou pela cabeça não incluir todos os passos num ritual/feitiço. Assim não foi complicado tomar esta decisão.....ia ser simples, tal como eu gosto.

Pois é...assim foi! Nada de circulo tradicional, nada de chamar as direcções de forma tradicional, nada de nada tradicional! Incluindo a programação, escrita e treino anterior para ter tudo decoradinho e correr tudo  bem.....
Resultado..........para mim aquilo pareceu tudo menos um "feitiço".......... Tinha tudas as correspondências  perfeitas! O dia da semana, o dia do mês, a lua, as horas..........o "feitiço" pareceu um conjunto de acções não coordenadas, sem sentido e sem base que a sustentasse. Se acredito que vai resultar? Sim, porque durante o o ritual tive oportunidade de me aperceber que isto estava a acontecer, então "virei o bico ao prego". Improvisar é algo tipicamente português e não há que não aproveitar as vantagens disso!

Este episódio fez-me pensar, fez-me aprender algo que pelos vistos já me tinha esquecido. As regras estão lá por um motivo, as coisas são feitas assim por milhares de pessoas, milhares de vezes por um motivo. O que não quer dizer que me vá tornar adepta de rituais complicados, mas o excesso de ecletismo não é bom para ninguém. Adaptar é uma coisa, mudar as bases totalmente é outra.

Precisava de entender isto na pele.....para passar esta mensagem e não perpetuar erros e preguiças para quem me ouvir falar (ou ler). As regras existem por algum motivo, a tradição existe para ser seguida na sua base. Continuo a não ser apologista de dogmas e obrigações, mas existem certas coisas que não são "dogmas" no mau sentido da palavra, mas sim leis semelhantes ás da física......sem elas, tudo é um caos....


Namasté,


P.S. Estou a contar este incidente pessoal não só porque isto é um blog (é para isso que ele serve), mas também porque acho importante aprendermos com os erros dos outros para não termos que os fazer nós mesmos =)


 

Sem comentários: