terça-feira, 1 de novembro de 2011

Seres de Luz - Hierarquias



Muitas pessoas valorizam os nomes dos Seres de Luz, assim como as suas "posições" na hierarquia celestial. Todas as hierarquias do céu são criações do ego humano para nos ajudarem a entender quais as funções dos diferentes Seres na organização e gestão do Universo. 

Por exemplo, a hierarquia angelical têm classificações propostas desde a Idade Média: 

  •  São Clemente, em Constituições Apostólicas, século I: 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Éons, 4. Hostes, 5. Potestades, 6. Autoridades, 7. Principados, 8. Tronos, 9. Arcanjos, 10. Anjos, 11. Dominações. 
  • Santo Ambrósio, em Apologia do Profeta David, século IV: 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Dominações, 4. Tronos, 5. Principados, 6. Potestades, 7. Virtudes, 8. Anjos, 9. Arcanjos. 
  • São Jerónimo, século IV: 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Potestades, 4. Dominações, 5. Tronos, 6. Arcanjos, 7. Anjos. 
  • Pseudo-Dionísio, o Areopagita, em De Coelesti Hierarchia, c. século V: 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos. 
  • São Gregório Magno, em Homilia, século VI: 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Principados, 6. Potestades, 7. Virtudes, 8. Arcanjos, 9. Anjos. 
  • Santo Isidoro de Sevilha, em Etymologiae, século VII: 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Potestades, 4. Principados, 5. Virtudes, 6. Dominações, 7. Tronos, 8. Arcanjos, 9. Anjos. 
  • João de Damasco, em De Fide Orthodoxa, século VIII: 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Potestades, 6. Autoridades (Virtudes), 7. Governantes (Principados), 8. Arcanjos, 9. Anjos. 
  • São Tomás de Aquino, em Summa Theologica, (1225-1274): 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos. 
  • Dante Alighieri, na Divina Comédia (1308-1321): 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Arcanjos, 8. Principados, 9. Anjos. 


De todas estas ordenações a mais corrente, derivada do Pseudo-Dionísio e de Tomás de Aquino, divide os anjos em nove coros, agrupados em três tríades:


A 1ª Ordem é composta pelos anjos mais próximos de Deus, que desempenham suas funções diante do Pai/Mãe

  • Serafins - seres angélicos mais próximos de Deus e emanam a essência divina no seu grau mais elevado. 
  • Querubins - guardiães do trono de Deus. 
  • Tronos - que significa "ancião". 

A 2ª Ordem é composta pelos Príncipes da Corte celestial

  • Dominações -têm a função de regular as actividades dos anjos das esferas inferiores. 
  • Virtudes - são os responsáveis pela manutenção do curso dos astros para que a ordem do universo seja preservada 
  • Potestades - executam as grandes acções que tocam no governo universal. Eles são os portadores da consciência de toda a humanidade e sua memória colectiva


A 3ª Ordem é composta pelos anjos ministrantes, que são encarregados dos caminhos das nações e dos homens e estão mais intimamente ligados ao mundo material.

  • Principados - anjos encarregados de receber as ordens das Dominações e Potestades e transmiti-las aos reinos inferiores. Guardam as cidades e os países. 
  • Arcanjos - que significa "anjo principal" ou chefe dos mensageiros. São os mensageiros, ou intermediários das mensagens divinas, têm também como função inspirar as mentes e corações humanos para execução de actos de acordo com a vontade divina. 
  • Anjos - Os anjos são os seres angélicos mais próximos do reino humano e do mundo material. Podem estar ligados aos humanos directamente ou á natureza (fadas). Podem aparecer fisicamente no mundo material se o desejarem. Existem milhares de anjos, cada um com a sua função específica no planeta.



Ou seja, segundo estas hierarquias vistas pelos olhos humanos, os Tronos serão "mais importantes" do que os Anjos ou Arcanjos. Isto não é verdade, cada conjunto de Seres de Luz têm uma função onde é perfeito, foram criados especificamente para desempenhar aquelas actividades, nenhum é "superior" ou "mais importante", são apenas diferentes. 
Pode ser complicado para a mente humana entender que no Universo onde reina a Luz e Amor Incondicional somos todos UM e perfeitos tal como estamos. Isto também inclui os humanos, somos perfeitos e estamos exactamente onde devíamos estar para expressar a magnificência Divina. O que podemos fazer é tentar sempre melhorar a perfeição que já somos, uma vez que fomos criados pela individualização da Perfeição de Deus/Deusa. 
O ego humano também existe nos nomes que damos a cada Ser de Luz. Estes nomes não são o mais importante, caso necessitemos de ajuda, basta pedir mesmo que não saibamos o nome especifico do anjo ou arcanjo que queremos chamar, por exemplo. O importante não são os nomes ou as imagens e sim o que estes seres transmitem, as suas vibrações energéticas, os seus ensinamentos, experiências, toda a sabedoria que conquistaram.

O ser humano é que precisa de nomes, imagens, figuras e rótulos para, que através dos seus cinco sentidos que actuam no mundo físico, consigam acreditar. A maioria dos Seres que nos estão a ajudar são pura Luz e energia, não tem forma física e só tomam certas aparências para que os consigamos reconhecer.

Tudo isto é ilusão, apesar de valido para algumas pessoas, não é necessário e visa apenas facilitar o contacto dos humanos com o divino.






Sem comentários: