quinta-feira, 28 de julho de 2011

Iniciações em Reiki






Iniciações
Uma iniciação em Reiki aumenta indefinidamente a ligação do iniciado com a fonte de Amor Universal. Ao receber a primeira iniciação o aluno torna-se um canal para a energia de cura universal. Contudo, a iniciação em Reiki não resolve todos os problemas, simplesmente resgata o que de melhor há em nós, e mostra-nos partes da nossa vida que não tinham sido integradas.
No Reiki Tradicional estas iniciações eram (e ainda são) complicados rituais que duram cerca de 2 dias e são muito dispendiosos. Quando Mikau Usui desceu do Monte Kurama conta a lenda que começou a curar todos os doentes e incapazes. Este acto de generosidade acabou por se virar contra ele, uma vez que muitas destas pessoas não estavam preparadas para enfrentar uma vida onde não eram a “vítima”. Assim foi delineado desde os primeiros dias que os preços desta iniciação seriam muito elevados, atraindo apenas aqueles que estavam dispostos a sacrificar grandes somas de dinheiro para chegar a esta bênção. Actualmente o mundo mudou, não são necessários complicados rituais para passar esta dádiva, nem avultadas somas de dinheiro para a iniciação. O Mundo ocidental está a tornar o Reiki cada vez mais acessível. É parte da missão de cada um de nos ajudar o Planeta Terra a evoluir e a curar-se, passando muito pela nossa cura pessoal e dos nossos irmãos e irmãs. Estamos todos ligados, a bênção do Reiki deveria chegar a cada um de nós.
Com este pensamento, Diane Stein criou um novo tipo de Reiki, baseado no Reiki tradicional de Mikau Usui, mais simples e em sintonia com a Nova Era. A autora também revelou pela primeira vez ao mundo os símbolos de Reiki, que até aqui estavam apenas nas mãos dos mestres. Os alunos não podiam guardar nenhuma cópia dos símbolos, tinham que os decorar. Esta politica de secretismo criou várias variantes dos símbolos de Reiki, porque muitos dos alunos não os decoravam de forma exacta, e passavam novos símbolos quando se tornavam mestres.



Iniciações à distância

A mais recente discussão no seio da comunidade de mestres Reiki prende-se com a possibilidade de efectuar ou não Iniciações à distância. Muitos mestras acreditam que a experiencia da iniciação só pode ser vivenciada na totalidade quando inseridas no ritual presencial. É importante referir que a maioria dos mestres não recusa a eficácia das iniciações á distancia, apenas refere que a experiencia não é tão gratificante.
O Reiki funciona muito com a intenção do praticante ou mestre. Tudo é energia, até a intenção, assim o Mestre de Reiki pode fazer chegar essa energia onde quiser, a qualquer ponto do Universo. É por este motivo que as sintonizações de Reiki à distância são tão eficazes como as presenciais.
Durante esta iniciação, o corpo físico do aluno não esta presente, mas uma parte do seu espírito é chamada a participar. Quem recebe estas iniciações, confirma tratar-se de uma experiência maravilhosa e gratificante, sendo relatado que as sensações foram como se o Mestre estivesse presente. Tal como nas iniciações presenciais, cada caso é um caso. Existem várias experiencias relatadas por alunos, alguns sentem toda a
sintonização, outros só o inicio/meio/fim, alguns vem cores ou recebem mensagens dos guias. Há ainda alunos que não sentem nada e outros que adormecem.
A escolha entre as iniciações presenciais ou á distância partem do aluno. Em Portugal temos um grande número de escolas de Reiki, quem quiser ser iniciado presencialmente não terá problema em encontrar um mestre e uma escola adequada. Para aqueles com problemas de mobilidade, doenças ou que simplesmente não desejam dirigir-se a nenhum estabelecimento, a iniciação á distância é uma boa alternativa.



Kundalini Reiki

Kundalini Reiki é uma técnica prática, que não requer estudo intensivo nem usa procedimentos complexos, pois neste tipo de Reiki não existem símbolos nem posições de mãos. Este tipo de Reiki foi desenvolvido por Sr. Ole Gabrielsen e é o resultado das experiências de canalização de Gabrielsen com o Mestre Ascenso Kuthumi do Segundo Raio. Este Mestre está ligado ao Chakra do coração e ao Templo do Amor,
Conhecimento e Entendimento. É conhecido por entrar em contacto com aqueles que buscam um mundo de conhecimentos nesses tempos de transformação, e que desejam utilizar esse conhecimento acumulado em benefício de todos. Esta energia está ligada a cura do corpo físico e mental, ajudando a superar a tendência da arrogância intelectual do ego. Como este tipo de Reiki não utiliza símbolos, as iniciações são um pouco mais demoradas. Estas sintonizações são criadas no plano eterico pelo mestre e chamadas pelo aluno, que se deve encontrar em estado meditativo. A sintonização demora cerca de 30 minutos e a energia é interinamente dirigida e inserida na aura do aluno pelo Mestre Kuthumi e outros Seres de Luz. Neste tipo de Reiki as iniciações presenciais não são práticas, porque todo o processo de iniciação demora cerca de 1 hora.

A mudança é a base para novas oportunidades, a tradição é importante e deve ser respeitada desde que não prejudique o nosso desenvolvimento espiritual. O Reiki, tal como tudo o que existe na Terra, foi mudando e evoluindo ao longo dos anos, esta é apenas mais uma transição que permite que esta energia de Luz se espalhe por todos os campos do globo, não descriminando quem não tem posses monetárias ou possibilidade de deslocação.

Sem comentários: