segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Técnicas de enraizamento





Centrar e enraizar a nossa energia é fundamental para um vida espiritual saudável e centrada na Luz. Podemos usar uma analogia simples para explicar a importância de nos enraizarmos e ligarmos ao Planeta.

Imaginem a nossa vida espiritual, o contacto com os Seres de Luz, o nosso Eu Superior e a Divindade como a electricidade que faz mover o nosso corpo físico, ora essa electricidade so funciona porque está ligada a Terra....o mesmo acontece connosco. É bom meditar e contactar o Universo, mas é igualmente importante voltarmos-nos a ligar a Terra, trazer de novo e totalmente o nosso espírito para o corpo para podermos funcionar perfeitamente na nossa vida nesta realidade física.


Algumas dicas para nos enraizarmos:


  • respiração profunda e lenta
  • comer e beber, principalmente alimentos saudáveis e naturais
  • meditar sempre com pedras densas ligadas ao 1º chakra, na zona dos pés (hematite, turmalina negra, onix, granada etc) ou segura-las durante algum tempo depois da meditação
  • usar jóias de hematite 
  • abraçar árvores =)
  • fazer jardinagem
  • andar descalço em contacto com a Terra
  • ouvir musica com tambores  ou sons fortes 



Se nos queremos manter ligadas ao corpo, mesmo durante a meditação é aconselhável usar uma pulseira de hematite no tornozelo antes de começar o trabalho espiritual. Isto não só nos enraíza como também nos protege de possíveis entidades e energias mais densas que possamos encontrar. A meditação em si não é prejudicada e nós temos muito a ganhar com a Energia da Terra a manter-nos ligadas ao mundo físico em que vivemos. 

Esta técnica é fundamental para aquelas pessoas que tem demasiada facilidade em sair do corpo ou com uma grande ligação aos planos mais subtis.   






Meditação de enraizamento


1. Sente-se, ou permaneça em pé, em posição que lhe seja mais confortável, se possível descalço, com a planta dos pés inteira em contato com chão. Feche os olhos. Concentre-se em sua respiração. Sinta o seu corpo relaxar. Relaxe o seu corpo, especialmente os braços, costas, ombros e pescoço. Respire lenta e profundamente.

2. Quando se sentir relaxado, visualize que da planta de seus pés, começam a nascer raízes, que vão crescendo para baixo lentamente, ramificando-se, e penetrando suavemente à Terra. Aos poucos, suavemente, as raízes crescem até atingir o centro da Terra. Sinta-se neste momento estável e com equilíbrio.

3. A cada suave e profunda expiração, com suas raízes na terra, descarregue todas as tensões do seu corpo através de suas raízes. A terra transmuta energias. Descarregue agora na terra medos, ansiedade, angústia, mágoa, raiva. Solte pelas raízes tristezas, decepção, frustração, cansaço. Deixe na terra todos os sentimentos e sensações negativas que ainda estejam aí.


4. Quando sentir alívio e abertura, inicie por absorver a energia pura da Terra por todas as suas raízes. A terra alimenta, cura e equilibra. A cada inspiração, absorva a energia curativa da Terra. Sinta por estes momentos a energia fresca da terra e imagine todo o seu corpo alimentado por essa energia

5. Sinta agora que a energia absorvida entra na base da sua coluna, concentrando-se em seu primeiro chakra: o chakra raiz ou básico. Visualize neste chakra uma bola de luz vermelha brilhando intensamente. Com a abertura e ativação, neste momento, sente-se à vontade neste mundo, confortável com seu senso de segurança. Sente profunda vontade de viver.


6. Em seu tempo, permita que a energia vinda da Terra, assumindo a cor alaranjada, continue a subir por sua coluna até alcançar seu o segundo chakra: o chakra sacro ou umbilical, que se localiza quatro dedos abaixo do seu umbigo. Visualize nesta região de seu corpo uma bola irradiando intensa luz na cor alaranjada. Com a abertura e energização deste chakra, você se sente agora com capacidade de sentir prazer e satisfação no seu corpo, sente a energia criativa e sexual fluindo livremente.

7. Quando sentir-se pronto, no seu tempo, suavemente sinta a energia da Terra subindo agora na cor amarela, até atingir o terceiro chakra, do Plexo Solar. Visualize um sol de luz amarela vibrante tomando o seu Plexo Solar. Tome consciência de que você é forte, sadio, e tem poder de concretizar tudo o que veio para fazer nesta vida. Sinta-se capaz de concretizar seus desejos, sinta-se um ser inteiro, dotado da capacidade de realizar o que queira.

8. Sinta que aos poucos, a seu tempo, a energia flui e assumindo a cor verde, sobe até o chakra cardíaco. Visualize uma linda bola de luz verde brilhando no meio do seu peito. Sinta agora a sua ligação com a natureza amorosa, com a força e a ternura de seus sentimentos. Tenha consciência de que você é um ser de amor que veio a este mundo para sentir amor, para dar e para receber amor.

9. Deixe a energia continuar a subir mais um pouco, até um ponto do seu peito localizado entre o chakra cardíaco e o da garganta, onde está o Timo, o chakra do amor incondicional e da compaixão. Visualize neste ponto uma linda bola de luz na cor rosa. Sinta a sua ligação com a sua família, com seus amigos e com toda a humanidade. Tenha consciência de que você é único, e é parte da humanidade. você está ligado a todas as pessoas e a tudo o que existe.


10. No seu tempo, permita que a energia da Terra continue a subir, assumindo agora a cor azul celeste, tomando sua garganta, onde está o chakra laríngeo. Visualize no chakra uma bola de luz azul-celeste brilhante. Se sentir vontade, você pode emitir algum som, qualquer som ou ruído que lhe traga alívio ou satisfação. Isto vai massagear-lhe os músculos da garganta e abrir o seu centro de comunicação. Solte o que estiver preso nesta região. Com o equilíbrio deste chakra, você se sente verdadeiramente aberto para a comunicação e com equilíbrio entre ouvir e falar.

11. Quando se sentir pronto, sinta a energia agora na cor azul índigo subindo até o ponto localizado na sua testa, entre as sobrancelhas. Visualize uma bola de luz azul-anil brilhando dentro da sua testa. Ao ativar este chakra, você sente a expanção de sua consciência, e pode ficar desperto para a sua intuição e percepção extra-sensorial,


12. No seu tempo, visualize uma cascata de luz violeta descendo do céu e entrando em sua cabeça pelo chakra da coroa, você se sente neste momento ligado aos céus, recebendo uma revigorante carga de energia cósmica. Permita que agora a energia ilumine com luz violeta todo o topo da sua cabeça. Sinta-se conectado à sua consciência divina, ao seu Eu Superior. Concentre-se nesse ponto e continue respirando de maneira suave e profunda, cada vez mais tranqüila, permitindo que a energia aumente a intensidade.

13. Volte sua consciência para suas raízes, no centro da terra, e visualize a energia que sobe da Terra, passando suavemente por cada um dos seus chakras, chakra básico, chakra sacro, chakra do plexo solar, chakra cardíaco, timo, chakra laríngeo, terceiro olho, e por fim encontra a energia cósmica no topo de sua cabeça.


14. Visualize que com o encontro destas duas energias, vai formando-se uma bola de luz na cor prata, que suavemente vai se expandindo e envolvendo todo o seu corpo

15. A luz prata continua a se expandir até tomar todos os seus corpos sutis, limpando e purificando o seu corpo físico, equilibrando, curando e harmonizando todos os seus chakras, bem como todos os seus corpos etéreos.


16. Continue a respirar de forma suave e uniforme. Sinta todos os seus chakras enchendo-se de luz e em rotação.

17. Sinta as energias vindas do Céu e da Terra fluindo através de cada um dos seus chakras e ligando o seu corpo ao cosmos. Tome consciência neste momento de todos os seus chakras de uma só vez, ativos e abertos, absorvendo e distribuindo a energia vital ao seu corpo etéreo e corpo físico. Sinta-se saudável.

18. Observe a sua respiração. Sinta-se em profunda serenidade e equilíbrio, a cada respiração você se sente melhor, mais equilibrado, com mais saúde. E aos poucos vá recuperando a consciência do seu corpo e do lugar onde você se encontra. Quando estiver pronto, no seu tempo, abra vagarosamente os olhos.




fonte da meditação: premaditi.blogspot.com





Meditação guiada, em inglês 





Wonderlandstar





Sem comentários: