Muitas pessoas valorizam os nomes dos Seres de Luz, assim como as suas "posições" na hierarquia celestial. Todas as hierarquias do céu são criações do ego humano para nos ajudarem a entender quais as funções dos diferentes Seres na organização e gestão do Universo.
Por exemplo, a hierarquia angelical têm classificações propostas desde a Idade Média:
- São Clemente, em Constituições Apostólicas, século I: 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Éons, 4. Hostes, 5. Potestades, 6. Autoridades, 7. Principados, 8. Tronos, 9. Arcanjos, 10. Anjos, 11. Dominações.
- Santo Ambrósio, em Apologia do Profeta David, século IV: 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Dominações, 4. Tronos, 5. Principados, 6. Potestades, 7. Virtudes, 8. Anjos, 9. Arcanjos.
- São Jerónimo, século IV: 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Potestades, 4. Dominações, 5. Tronos, 6. Arcanjos, 7. Anjos.
- Pseudo-Dionísio, o Areopagita, em De Coelesti Hierarchia, c. século V: 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
- São Gregório Magno, em Homilia, século VI: 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Principados, 6. Potestades, 7. Virtudes, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
- Santo Isidoro de Sevilha, em Etymologiae, século VII: 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Potestades, 4. Principados, 5. Virtudes, 6. Dominações, 7. Tronos, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
- João de Damasco, em De Fide Orthodoxa, século VIII: 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Potestades, 6. Autoridades (Virtudes), 7. Governantes (Principados), 8. Arcanjos, 9. Anjos.
- São Tomás de Aquino, em Summa Theologica, (1225-1274): 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
- Dante Alighieri, na Divina Comédia (1308-1321): 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Arcanjos, 8. Principados, 9. Anjos.
De todas estas ordenações a mais corrente, derivada do Pseudo-Dionísio e de Tomás de Aquino, divide os anjos em nove coros, agrupados em três tríades:
A 1ª Ordem é composta pelos anjos mais próximos de Deus, que desempenham suas funções diante do Pai/Mãe
- Serafins - seres angélicos mais próximos de Deus e emanam a essência divina no seu grau mais elevado.
- Querubins - guardiães do trono de Deus.
- Tronos - que significa "ancião".
A 2ª Ordem é composta pelos Príncipes da Corte celestial
- Dominações -têm a função de regular as actividades dos anjos das esferas inferiores.
- Virtudes - são os responsáveis pela manutenção do curso dos astros para que a ordem do universo seja preservada
- Potestades - executam as grandes acções que tocam no governo universal. Eles são os portadores da consciência de toda a humanidade e sua memória colectiva
A 3ª Ordem é composta pelos anjos ministrantes, que são encarregados dos caminhos das nações e dos homens e estão mais intimamente ligados ao mundo material.
- Principados - anjos encarregados de receber as ordens das Dominações e Potestades e transmiti-las aos reinos inferiores. Guardam as cidades e os países.
- Arcanjos - que significa "anjo principal" ou chefe dos mensageiros. São os mensageiros, ou intermediários das mensagens divinas, têm também como função inspirar as mentes e corações humanos para execução de actos de acordo com a vontade divina.
- Anjos - Os anjos são os seres angélicos mais próximos do reino humano e do mundo material. Podem estar ligados aos humanos directamente ou á natureza (fadas). Podem aparecer fisicamente no mundo material se o desejarem. Existem milhares de anjos, cada um com a sua função específica no planeta.
Ou seja, segundo estas hierarquias vistas pelos olhos humanos, os Tronos serão "mais importantes" do que os Anjos ou Arcanjos. Isto não é verdade, cada conjunto de Seres de Luz têm uma função onde é perfeito, foram criados especificamente para desempenhar aquelas actividades, nenhum é "superior" ou "mais importante", são apenas diferentes.
Pode ser complicado para a mente humana entender que no Universo onde reina a Luz e Amor Incondicional somos todos UM e perfeitos tal como estamos. Isto também inclui os humanos, somos perfeitos e estamos exactamente onde devíamos estar para expressar a magnificência Divina. O que podemos fazer é tentar sempre melhorar a perfeição que já somos, uma vez que fomos criados pela individualização da Perfeição de Deus/Deusa.
O ego humano também existe nos nomes que damos a cada Ser de Luz. Estes nomes não são o mais importante, caso necessitemos de ajuda, basta pedir mesmo que não saibamos o nome especifico do anjo ou arcanjo que queremos chamar, por exemplo. O importante não são os nomes ou as imagens e sim o que estes seres transmitem, as suas vibrações energéticas, os seus ensinamentos, experiências, toda a sabedoria que conquistaram.
Tudo isto é ilusão, apesar de valido para algumas pessoas, não é necessário e visa apenas facilitar o contacto dos humanos com o divino.
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